Desde 1956 a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia forma diretores, atores, cenógrafos, figurinistas, técnicos e educadores para o teatro brasileiro. Seu curso de direção teatral é o curso superior de teatro mais antigo do Brasil.
No entanto, não podemos apenas nos debruçar sobre o passado.
É necessário continuarmos nos renovando e buscando sintonias com o meio teatral baiano e com as oportunidades que possam surgir para nossos alunos e ex-alunos, refletindo sobre a formação que oferecemos e a que podemos oferecer. Por tratar-se de um curso universitário no âmbito de uma Universidade Pública, é nosso dever fazer teatro e falar sobre teatro. É necessário, é imperioso ao artista contemporâneo debruçar-se sobre a prática. Este é o grande trunfo de uma formação acadêmica em Artes: a oportunidade de aprender a refletir sobre uma prática artística.
Assim, a intenção desta Mostra é fomentar a discussão sobre a formação artístico-profissional no campo do teatro. Por meio de espetáculos da Escola de Teatro, de espetáculos convidados (inclusive abrindo as portas da Escola para o Curso de Artes Cênicas da FSBA), oficinas (em uma oportuna e necessária parceria com a Cooperativa Baiana de Teatro) e de mesas-redondas pretende-se estabelecer um panorama sobre esta formação, refletindo sobre as possibilidades que se nos apresentam: a inserção no meio teatral soteropolitano, o teatro de grupo, a colocação profissional dos recém egressos dos cursos da cidade.
Os espetáculos oferecem propostas de encenação distintas, com poéticas distintas, cumprindo com uma vocação histórica da Escola de Teatro de ser o palco das mais diversas tendências do teatro, de ser um espaço de memória e experimentação, de ser um local no qual tradição e modernidade convivem, com o intuito de formar artistas que possam encontrar seu próprio caminho.
Daniel Marques
Diretor da Escola de Teatro da UFBA
Postar um comentário