Ainda dá tempo de participar da Mesa Temática com Renato Ferracini, do grupo Teatro LUME

0 comentários

Mesa Temática "Vivência de grupo (...) produção continuada"
com Renato Ferracini, do grupo LUME, acontece no dia 23 de maio. 
Inscrições estão abertas até às 12h desta sexta-feira (17)

Contando com a ilustre presença do ator-pesquisador Renato Ferracini, colaborador do grupo Teatro LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, a Mesa Temática "Vivência de grupo (...) produção continuada" é um dos grandes atrativos da 3ª MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro. 

A data-limite para as incrições vai até às 12h desta sexta-feira (17). Corra que ainda dá tempo! 

A Atividade Formativa é gratuita está marcada para acontecer às 14h da quinta-feira (23), na sala cinco da Escola de Teatro da UFBA, no Canela. Com espaço para 50 participantes, os interessados devem se inscrever previamente nesta mesa temática. 

"Vivência em grupo (...) produção continuada" é o tema que norteia as atividades formativas deste ano, com inspiração nos grupos locais, seu trabalho, projeção e realização. Renato Ferracini falará do grupo Teatro LUME, o qual coordena e que aos 25 anos de existência, se consolida como um dos mais importantes grupos teatrais da atualidade no Brasil.


RENATO FERRACINI

Natural de Jundiaí (SP), é ator-pesquisador-colaborador do LUME desde 1993, desenvolvendo pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não-interpretativas para o ator dentro de todas as linhas de trabalho do núcleo: o Treinamento Cotidiano Corpóreo e Vocal para o Ator, Clown e a Utilização Cômica do Corpo, Mímesis Corpórea, Dança Pessoal e Teatralização de Espaços Não Convencionais, além do desenvolvimento de uma metodologia didática e a sua transmissão.

Graduado em artes cênicas pela Unicamp, é mestre e doutor pelo Departamento de Multimeios da mesma universidade, onde também realiza pós-doutorado coordenando o projeto “Aspectos Orgânicos na Dramaturgia de Ator” - que agrupa os atores-pesquisadores do LUME e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), por meio do fomento à pesquisa da Fapesp. 

Participou como ator nos seguintes espetáculos do LUME: “Taucoauaa Panhé Mondo Pé”, “Contadores de Estórias”, “Mixórdia em Marcha-Ré Menor” e “Afastem-se Vacas que a Vida é Curta” – os três fora de cartaz –, além de “Parada de Rua” (desde 1996), “Café com Queijo” (desde 1999), “Shi-Zen, 7 Cuias” (desde 2004, indicado a três prêmios Shell) e “O que seria de nós sem as coisas que não existem” (desde 2006). 

Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em países como Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal e Coreia do Sul.

Desde 1990 vem realizando intercâmbios de trabalho e pesquisa com vários profissionais no Brasil e em outros países: Teatro Ïntimo Sunil (Suiça), Lee Bou Ning (China), Kai Bredholt e Yan Ferslev (Odin Teatret – Dinamarca), Anzu Furukawa, Natsu Nakajima e Tadashi Endo (Japão), Família Colombaioni (Itália), Sue Morrison (Canadá), Via Rossi Teatro (Itália), Mamu Butoh Centrum (Alemanha) e Espaço Evoé (Portugal).

É editor da Revista do LUME e autor dos livros: “Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator” (2003, Editora Unicamp) e “Café com Queijo – Corpos em Criação” (2006, Editora Hucitec e Fapesp) e organizador do livro “Corpos em Fuga – Corpos em Arte”, pelas mesmas editoras.

SERVIÇO
Mesa Temática "Vivência em grupo (...) produção continuada" com Renato Ferracini, coordenador do grupo Teatro LUME

No dia 23/05 às 14h
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA - [Tel: 3283.7862]
Toda a programação é gratuita
Realização: Kalik Produções
Inscrição:


Postar um comentário