Sucesso de público, "Anti-Nelson Rodrigues" emocionou plateia do espetáculo

0 comentários

Anti-Nelson Rodrigues se apresentou na 3ª Mostra Universitária Salvador de Teatro
Ingressos da apresentação se esgotaram meia hora antes do espetáculo

De 21 a 26 de maio, com programação inteiramente gratuita, a mostra oferece ao público de Salvador seis dias de intensa programação com foco na produção teatral universitária, da Bahia e de fora do Estado. Além de oficinas, exposição fotográfica e mesas temáticas.

Com ingressos esgotados meia hora antes da apresentação, o espetáculo Anti-Nelson Rodrigues, dos alunos de teatro da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), foi um sucesso de público. Aplaudidos de pé, elenco de Jequié foi elogiado por diversos espectadores da peça, que abriu a 3ª MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro. 

Uma das últimas obras escritas pelo dramaturgo pernambucano, Anti-Nelson Rodrigues trouxe uma narrativa repleta de ciúmes, assédios, ameaças e luta pelo poder, elementos recorrentes do texto Rodriguiano.

Elenco de Anti-Nelson Rodrigues foi aplaudido de pé pela plateia emocionada
O enredo da peça narrou a história de Oswaldinho, um rapaz rico e mimado pela mãe, Tereza, e desprezado pelo pai, Gastão. Inescrupuloso e mulherengo, Oswaldinho se torna dono de uma das fábricas do pai e se apaixona por Joice, uma funcionária suburbana e incorruptível. A jovem, que espera por um amor desde menina, não se deixa levar pelo dinheiro do rapaz.

O crítico cultural Heber Fontes foi só elogios para a performance. "Eu achei o espetáculo muito interessante, observei um nível de amadurecimento muito grande da turma de futuros professores de teatro. Gostei do que vi". Fontes, que escreve para o periódico  Cítrica, também elogiou a montagem de Anti-Nelson. “O enredo foi interessante porque quebrou uma certa linearidade. A gente esperava uma coisa, mas eles acabaram nos surpreendendo. A ideia foi muito válida.” 

O repórter Antônio Carlos Midlej, admirador declarado do dramaturgo pernambucano, ficou visivelmente emocionado com o espetáculo. Acompanhado pela esposa, dona Alice, Midlej achou positivo o diálogo entre a obra e a interpretação do elenco da UESB.

Fã do dramaturgo, Midlej
elogiou a montagem
“Nelson Rodrigues é um autor de primeira linha do teatro brasileiro, e esta peça foi uma boa escolha. Para alunos, o elenco também se superou e foi excelente. O texto foi muito bem interpretado,  e o cenário gostosíssimo, é o cenário de Nelson Rodrigues. Ele estava sempre pensando na classe mais baixa, na prostituição, no amor inimigo, na traição. Os atores levaram isso a sério, e a montagem ficou a cara dele.” 

Acompanhada das amigas, a estudante de direito da UFBA, Núbia Oliveira Araújo, relatou que inicialmente se interessou por Anti-Nelson Rodrigues porque é amiga de uma das atrizes do espetáculo, mas que a experiência foi boa porque serviu para lhe aproximar mais da obra do dramaturgo. 

“Eu não sei se é porque eu já conhecia uma das integrantes da peça, mas a minha parte preferida foi a do beijo, que me surpreendeu. Em geral, a peça foi muito bonita e eu gostei do que vi”, disse. 

Acompanha das amigas, Núbia Araújo
(primeira à esq) ficou surpresa com
cena do beijo entre protagonistas
O elenco de Anti-Nelson Rodrigues se despede de Salvador nesta quarta-feira (22), quando retorna para Jequié. O segundo dia da mostra traz mais duas apresentações e duas atividades formativas. Acompanhe a MUST no Facebook, Twitter e Instagram para saber mais sobre os bastidores e últimas informações do evento. Fique ligado na MUST!

SERVIÇO:
3ª edição da MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro
De 21 a 26 de maio de 2013
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA - [Tel: 3283.7862]
Toda a programação é gratuita


Postar um comentário