Assista ao vídeo com a programação completa da 3ª MUST

0 comentários

A 3ª Mostra Universitária Salvador de Teatro 
traz espetáculos de todo o Brasil para a capital baiana

De 21 a 26 de maio, com programação inteiramente gratuita, a mostra oferece ao público de Salvador seis dias de intensa programação com foco na produção teatral universitária, da Bahia e de fora do Estado. Além de oficinas, exposição fotográfica e mesas temáticas.


A Mostra Universitária Salvador de Teatro chega à sua terceira edição em 2013. O evento, que acontece de 21 a 26 de maiona Escola de Teatro da Ufba (Etufba), em Salvador é idealizado e realizado pela Kalik Produções, em parceria com a Etufba e oferece ao público 13 espetáculos de teatro universitário da Etufba e de várias instituições de todo o Brasil. Além dos espetáculos, o público poderá participar de diversas atividades formativas, mesas temáticas, leitura dramática de texto selecionado pela curadoria MUST e exposição fotográfica. Toda a programação é gratuita e acontece na Sala 5 da Escola de Teatro da Ufba, Foyer e no palco do Teatro Martim Gonçalves. As inscrições para as Atividades Formativas estão abertas até às 12h desta sexta-feira (17).


A programação completa da MUST foi divulgada em vídeo, confira abaixo!

A programação de bolso do evento também já foi divulgada, e pode ser encontrada através do site da MUST, ou encontrada e adquirida gratuitamente na Escola de Teatro da UFBA, no Teatro Castro Alves e no Centro Cultural Ensaio. 

Entre os destaques na programação cultural da MUST estão as Mesas Temáticas, a primeira com o ator-pesquisador Renato Ferracini, do LUME Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil, com 25 anos de trabalho, Ferracini participa da mesa “Vivência de grupo (...) produção continuada”. 

Outra mesa importante realiza o Encontro de Organizadores de Festivais e Mostras de Teatro Universitário e Estudantil, que trará para Salvador Pita Belli (FITUB-SC), Cristovão Oliveira (FAP-PR), Barbara Boff (FETO-BH), Eliane Lisboa (ATOS-PB) e Felipe Cabral (FESTU-RJ), participantes da mesa “Festivais Universitários. E você com isso?”, apresentando um panorama dos festivais nacionais e estimulando a difusão da produção baiana.

Siga a MUST nas Redes Sociais e fique por dentro de tudo do evento!

A última mesa recebe os Grupos Locais, que têm se destacado na cena teatral baiana, formados por alunos remanescentes da Etufba nos últimos anos como a A Outra Companhia de Teatro, Coletivo Saladistar e Núcleo Viansatã, NATA-Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, Panacéia Delirante e o Teatro Base.

A mostra tem uma grande diversidade de estéticas e temáticas, com espetáculos de textos de Bertolt e Becket: "Quê Onde" (Goiânia - UFG) e "Um lugar pra ficar em pé" (Fortaleza UFC); teatro político com temática contemporânea, com "Só não viu quem não quis" (Rio de Janeiro - UFRJ); e o teatro político de Osvald de Andrade, em "A Rampa" (Salvador - UFBA).

Outras peças que partem de textos clássicos são: "Propriedade Condenada"(Salvador - UFBA) e "As pererecas: como se tornar uma besta" (Belo Horizonte - UFMG), que apresenta com irreverência a comédia As Rãs de Aristófanes. Também nomes do teatro brasileiro chegam através de Nelson Rodrigues, com "Anti-Nelson Rodrigues" (Jequié - UESB) e Leilah Assumpção, com "Fala Baixo Senão eu Grito" (Salvador - UFBA). Já dialogando com dramaturgia e cultura popular, a MUST apresenta a aula-espetáculo "Trançados de Memória de uma atriz-brincante"(Salvador - UFBA).



Memórias e experiências de vida são os temas que permeiam em "Estilhaços e [...] algo assim" (Curitiba - FAP) e "Amnésis"(Salvador - UFBA), além de espetáculos instigantes como o "Lumus" (Salvador - UFBA) e seu trabalho com a Invocação Energética, além de "O Rio" (São Paulo - UNESP), excelente representante do Teatro de Formas Animadas.

Sobre a 3a edição da mostra, a produtora e idealizadora do evento, Susan Kalik, comenta: “Pretendemos solidificar a MUST como evento anual no calendário das artes cênicas de Salvador e do Brasil. A parceria entre a Kalik Produções, Fundação Cultural e o Fundo de Cultura da Bahia nos permite realizar a MUST, que este ano contempla ações como a Leitura Dramática, premiação de R$1mil para texto inédito, exposição fotográfica, mesas de debates, além da vinda de espetáculos de todo o país à Bahia. Sou grata à Escola de Teatro da Ufba por sediar o evento. A MUST é um momento de troca de experiências, formas de fazer e pensar teatro e de compartilhar novos olhares”.

Realizada pela Kalik Produções, a Mostra Universitária Salvador de Teatro tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Fundo de Cultura da Bahia.

SERVIÇO:
3a edição da MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro
De 21 a 26 de maio de 2013
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA - [Tel: 3283.7862]
Toda a programação é gratuita


Postar um comentário