É hoje! Inscrições para Atividades Formativas encerram às 12h desta sexta-feira (17)

0 comentários

Inscrições nas atividades formativas da MUST 
encerram às 12h desta sexta-feira (17/05)

De 21 a 26 de maio, com programação inteiramente gratuita, a mostra oferece ao público de Salvador seis dias de intensa programação. Além dos espetáculos, são oferecidas Oficinas, Workshops e Mesas Temáticas com foco na formação continuada.

Ainda dá tempo de participar das Atividades Formativas oferecidas pela 3ª MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro! As inscrições para as Oficinas, Workshops e Mesas Temáticas do evento encerram às 12h da sexta-feira (17). As atividades têm foco na formação continuada e na troca entre os grupos da MUST e artistas locais. Das sete oficinas ofertadas, cinco são oferecidas por grupos que se apresentam na mostra. As inscrições são gratuitas e feitas através de formulários disponibilizados em nosso site. 

A data-limite para as incrições vai até às 12h desta sexta-feira (17). 
Corra que ainda dá tempo! 

Um destaque na programação da MUST são as Mesas Temáticas, que traz para Salvador o professor e ator Renato Ferracini, do LUME Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil. A Mesa Temática "Vivência de grupo (...) produção continuada" é o tema que norteia as atividades formativas deste ano, com inspiração nos grupos locais, seu trabalho, projeção e realização. 


Renato Ferracini falará do grupo Teatro LUME, o qual coordena e que aos 25 anos de existência, se consolida como um dos mais importantes grupos teatrais da atualidade no Brasil. Esta Atividade Formativa é gratuita está marcada para acontecer às 14h da quinta-feira (23), na sala cinco da Escola de Teatro da UFBA, no Canela. Com espaço para 50 participantes, os interessados devem se inscrever previamente nesta mesa temática. 

Outro destaque do evento é a oficina O Performer, Documento Autoficcional, ministrada pelos integrantes do espetáculo Só Não Viu Quem Não Quis, encenado pelos alunos de teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Marcada para a terça-feira, 21/05, a Atividade Formativa é gratuita e acontece entre às 14h e 18h no Centro Cultural Ensaio, localizado na avenida Professor Leovigildo Filgueiras, no bairro do Garcia.


Focada na criação de documento através da observação de si enquanto corpo veículo, a atividade tem como objetivo construir um panorama do teatro documentário e do que está sendo produzido atualmente no Brasil. O Performer, Documento Autoficcional também buscar trabalhar com a experimentação de técnicas de criação de material cênico em que o "eu" autobiográfico está em foco.

Os participantes da oficina, em diálogo com a diretora Isadora Malta e alguns atores da peça Só Não Viu Quem Não Quis, poderão vivenciar estratégias de construção de cenas-relato. Através de técnicas e ferramentos de jogo, como o View Points e micro-composições cênicas, os inscritos na Atividade Formativa também poderão desenvolver textos e frases de movimento que justapõe relações biográficas com questões extra campo.

Já o Workshop de Leitura Dramática, facilitado pelo dramaturgo e doutor em direção teatral Gil Vicente Tavares, terá como princípio o estudo do texto dramático como base para a ação e encenação. A atividade se desdobrará em dois momentos - a primeira parte do workshop acontece entre às 15h30 e 18h da terça-feira (21), enquanto a segunda parte está marcada para às 15h30 da quarta-feira (22), quando se encerra às 19h


Através de um dissecamento de uma cena, a ideia do workshop é poder perscrutar as palavras, os subtextos, as intenções e conflitos dos diálogos e indicações do autor como ferramentas para a criação e construção do personagem, bem como para que a encenação seja munida de elementos que solidifiquem a concepção do espetáculo. 

Os inscritos poderão participar gratuitamente da atividade, ministrada pelo consagrada dramaturgo Gil Vicente Tavares, um dos autores da peça Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia. Diretor artístico e fundador do Teatro NU, Tavares também dirigiu com o grupo suas peças OS Amantes II, Os Javalis e a versão teatral de Sargento Getúlio, obra escrita pelo baiano João Ubaldo Ribeiro.

Essas são apenas algumas opções no variado leque de Atividades Formativas oferecidas pela Mostra Universitária deste ano. Entre as outras atividades disponíveis para inscrição do público estão o Bate Papo: O Teatro de Samuel Beckett, mediado pelos integrantes do espetáculo Quê Onde; a oficina Gestão e Empreendimento de Projetos Culturais, Associados à Captação de Recursos, facilitado por Márcia Cardim, assim como a oficina Iniciação à mímica corporal e o corpo dramático, com o elenco do espetáculo A Rampa.


Além destas opções, ainda é possível se inscrever para participar da atividade prática Intuição Energética, com o pessoal do espetáculo Lumus, que destaca o modus operandis do Núcleo Viansatã nos pontos de intersecção com poéticas do ator/atuante. São técnicas relacionadas à concentração, invocação energética e uso do corpo. 

O Bate Papo - Encontro/Diálogo: Lembranças de um processo será mediado pelo corpo do espetáculo Amnésis, enquanto o Bate Papo - Tradição e Contemporaneidade na Criação Cênica é facilitado pelo espetáculo Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante, no dia 26/05.

Ainda é possível também fazer parte da oficina Confecção e Manipulação de Bonecos Articulados, com os integrantes do espetáculo O Rio, assim como da oficina A Brincadeira e o Lúdico como disparadores no processo criativo, ministrada pelo pessoal do espetáculo Estilhaços e [...] algo assim.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR E CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MUST 2013

Os selecionados para participar das Atividades Formativas serão divulgados no blog da mostra no dia 18/05. Realizada pela Kalik Produções, a A 3ª Mostra Universitária Salvador de Teatro tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Fundo de Cultura da Bahia.

AINDA SOBRE A MUST:

SERVIÇO: 
3a edição da MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro
De 21 a 26 de maio de 2013
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA - [Tel: 3283.7862]
Toda a programação é gratuita
Realização: Kalik Produções


Postar um comentário