Bate papo entre público e elenco de "Quê Onde" destacou interpretações diferentes do texto de Beckett

0 comentários

Inovadora, peça foi elogiada pela interpretação da obra, discutida em bate papo com elenco de Quê Onde 

De 21 a 26 de maio, com programação inteiramente gratuita, a mostra oferece ao público de Salvador seis dias de intensa programação com foco na produção teatral universitária, da Bahia e de fora do Estado. Além de oficinas, exposição fotográfica e mesas temáticas.



Última peça escrita pelo poeta e dramaturgo irlândes Samuel Beckett, Quê Onde encerrou a primeira noite de apresentações da MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro. Encenada pelos integrantes do Grupo Máskara, da Universidade Federal de Góias (UFG), o espetáculo navega entre os gêneros Vaudeville, Comédia e drama brechtiano, repleto de silêncios e muitas perguntas com poucas respostas. Exigindo da criatividade do espectador, o ritmo das cenas e as diferentes interpretações do texto foram discutidas em um animado bate papo no Teatro Martim Gonçalves, após a apresentação.


"Faça Sentido Quem Possa", frase que encerra a peça, norteou parte da discussão. Além disto, os espectadores destacaram o trabalho de corpo do elenco, que integra o movimento e luz como forma de preencher o silêncio presente no espetáculo abstrato.

Para o diretor da montagem, Robson Corrêa de Camargo, pensar em novas formas de trabalhar em cima dessa característica presente no texto de Beckett foi de extrema importância. "O grande desafio desse espetáculo foi responder a um dos grandes questionamentos presentes nas peças de Beckett - "Como preencher o silêncio? Como preencher o tempo?". Uma das soluções encontradas foi o micro-movimento, presente em todo momento. Também procuramos na gestualidade, na imposição da voz, no olhar, transmitir as formas da autoridade presente no dialógo do texto, assim como as suas contradições", defendeu o diretor.

O ator Ronei Vieira acrescenta: "A gente trabalhou bastante a respiração. O tempo todo buscavámos uma forma de dizer o texto usando só a respiração". Durante o bate papo, Débora Frota, integrante do espetáculo Um Lugar Pra Ficar Em Pé, montagem que integra as últimas peças e fragmentos de textos famosos de Beckett, relatou que antecipou a passagem do Ceará para a Bahia com a intenção de assistir ao espetáculo da UFG e comparar as duas interpretações. 

"Eu fiquei extremamente curiosa e precisava assistir Quê Onde, não ficaria satisfeita em ter alguém me contando como vocês fizeram isso - transformaram um texto tão pequeno em uma montagem de 50 minutos", comentou a atriz. "É impressionante o quanto o espetáculo de vocês é diferente em gênero, número e grau do nosso, que usa em parte o mesmo texto. A sensação que eu tive como plateia em Quê Onde foi de um desespero quase visceral. Para quem conhece o texto, lidar com estes silêncios tão comuns em Beckett, e explorados aqui tão bem, me deixaram em um estado de alerta constante. Eu sabia o que vinha pela frente, mas não sabia quando ia chegar, e isto me manteve em constante agonia e antecipação. Eu adorei", elogiou Débora. 

Dois espetáculos estão programados para esta quarta-feira (22), segundo dia da MUST. Não perca a leitura dramática de O Sol de Dezembro, às 18h, assim como a apresentação de Só Não Viu Quem Não Quis, montagem da UFRJ. 


Realizada pela Kalik Produções, a A 3ª MUST tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Fundo de Cultura da Bahia. Toda a programação é gratuita e acontece na Sala 5 da Escola de Teatro da Ufba, Foyer e no palco do Teatro Martim Gonçalves. 

SERVIÇO:3ª edição da MUST - Mostra Universitária Salvador de Teatro
De 21 a 26 de maio de 2013
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Rua Araújo Pinho 292- Canela - Salvador-BA - [Tel: 3283.7862]
Toda a programação é gratuita


Postar um comentário